top of page

Quais são os tipos de infraestrutura de TI?



Tradicional

Com a infraestrutura tradicional, a empresa é responsável por manter e gerenciar todas as instalações necessárias, como data centers, hardwares e softwares. Para isso, é necessário arcar com os custos do espaço físico, da energia elétrica e de toda manutenção dos recursos.

Infraestrutura em nuvem

Com a infraestrutura em nuvem, a empresa tem um pouco mais de liberdade, pois ela pode criar uma nuvem própria, alugar espaço em uma nuvem pública, como o Google, ou até armazenar seus dados um pouco em cada uma, ficando com uma nuvem híbrida. Adotar esse método de armazenamento em nuvem, além de ser mais econômico, traz mais segurança de dados e facilidade de gestão, pois tudo funciona pelo cloud computing.

Hiperconvergente

A infraestrutura hiperconvergente reúne todos os componentes de armazenamento, rede e computação em um só lugar, otimizando as atividades de TI. Com uma interface única definida por software, esse tipo de infraestrutura ajuda com alguns processos mais simples, mas não cobre toda carga de trabalho suportada pelo modelo tradicional. Apesar das limitações, esse tipo de estrutura garante mais flexibilidade e escalabilidade, facilitando o gerenciamento de infraestrutura de TI. 


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page