top of page

Proteção de dados e a LGPD – Você sabe como evitar que seus dados circulem por ai?!



Já parou pra pensar na quantidade de dados que você possui e produz? A LGPD foi criada para que o indivíduo tenha controle sobre seus dados pessoais.

Todos os dias circulam por diversas redes e são armazenados em diferentes sistemas dados de cadastro, biográficos, profissionais, financeiros e de navegação, esses são apenas alguns exemplos de dados referente a você que estão expostos. E nesse vai e vem de informações circulando pelas redes há situações em que seus dados podem ser perdidos, coletados ou ainda indevidamente acessados, sem que você tenha conhecimento disso, o que pode acarretar prejuízos financeiros, restrição a direitos ou benefícios e invasão da sua privacidade. Seus dados podem ser coletados através de um acesso indevido, onde aplicativos e sites processam seus dados além das finalidades informadas, ainda podem sofrer ataques de códigos maliciosos como ransonware, que conseguem acesso às suas contas, equipamentos ou mídias, há também a invasão de contas e golpes onde usam seus dados para tentar adivinhar suas senhas e aplicar golpes e extorsão e ainda casos de vazamentos de dados.


E como eu posso me prevenir!


Faça Backups

Através de backups, feitos regularmente e que protegem seus dados, outra atenção é com os arquivos em nuvem, evite colocar arquivos que contenham dados confidenciais ou que você considere privado, além disso, seja cuidadoso ao abrir arquivos enviados por terceiros.


Crie senhas fortes

Crie senhas fortes e não repita senhas, habilite sempre que possível a verificação em duas etapas e quando disponível habilite a notificação de login, assim, consegue perceber se outras pessoas estiverem usando suas contas, além disso, lembre de sair de suas contas ao usar equipamentos compartilhados.


Cuidado com Aplicativos

Cuidado com aplicativos, instale somente de fontes confiáveis e lojas oficiais, fique atento as permissões, forneça somente as que considerar necessárias, limite quais aplicativos podem acessar o microfone, a câmera, seus contatos e sua localização e apague os aplicativos que você não usa mais.


Atualize equipamentos e Mídias

Atualize o sistema e os aplicativos, utilize mecanismos de segurança para seus equipamentos e mídias, cuidado para não perder pen drive e discos externos e antes de se desfazer de seus equipamentos, apague seus dados armazenados sobrescrevendo discos ou restaurando opções de fábrica.

Ao enviar seus equipamentos para manutenção, escolha empresas de boa reputação e seja cuidadoso ao usar equipamentos de terceiros.


Atenção aos e-mails e mensagens eletrônicas

E quanto aos e-mails e mensagens eletrônicas desconfie de links ou pedidos de pagamentos recebidos via mensagens eletrônicas, mesmo que de pessoas conhecidas e seja cuidadoso ao acessar seu webmail. Dessa forma, através da utilização de mecanismos de segurança você certamente poderá evitar essas situações, proteger seus dados e assegurar que eles sejam tratados de forma adequada de acordo com a LGPD. Além disso, é importante adotar uma postura preventiva, tentando reduzir a quantidade de dados fornecida por você, assim, coibir abusos, garantir seus direitos e agir adequadamente quando necessário.


Fonte: W2Z


7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page