top of page

Principais tendências da computação




Com a tecnologia em constante evolução, é importante que as empresas fiquem de olho nas principais tendências que vão dominar a infraestrutura de TI pelos próximos anos. São elas:

  • Cloud computing: acesso e armazenamento de dados em servidores remotos, sem os custos de um data center próprio;

  • Automação: automatização de processos que não precisam necessariamente da intervenção humana, como backups de dados, atualizações de software e monitoramento de rede.

  • Segurança cibernética: infelizmente, o avanço da tecnologia também traz o aumento de ameaças e ataques de hackers aos dados das empresas. Implementar medidas de segurança cibernética, como firewalls, criptografia e autenticação, além de fazer um bom gerenciamento de vulnerabilidades são práticas que devem fazer parte da rotina das empresas daqui em diante.

  • Internet das coisas (IoT): a IoT permite que dispositivos físicos se conectem à Internet e sejam controlados remotamente, sendo muito utilizada na automação industrial. Segundo o levantamento IoT Snapshot 2022, o uso da IoT cresceu 25% desde 2017, e a estimativa é que chegue a 38% nos próximos 3 anos. Entre os serviços mais utilizados pelas empresas brasileiras, estão o monitoramento de ativos, a geolocalização e o monitoramento de entregas e logística externa. Ainda segundo a pesquisa, a Internet das coisas já se tornou indispensável em 71% das empresas entrevistadas, e 68% afirmam que houve um aumento expressivo na produtividade.

  • Inteligência artificial (IA): o grande boom do momento, as IA’s chegaram para automatizar processos repetitivos e rotineiros, além de oferecer insights que auxiliam na tomada de decisões, otimizando o tempo e os custos das empresas.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page