O que você faria para manter seu negócio funcionando caso sua empresa fosse atingida por um desastre?
Os riscos e os impactos de uma crise podem ser enormes: perda de clientes, receitas, dados e reputação.
Por isso, é fundamental que as empresas tenham dois planos: o de continuidade e o de recuperação de negócios.
Plano de continuidade de negócios (BCP)
Um plano de continuidade de negócios ou business continuity plan (BCP) é uma estratégia que orienta a empresa a manter seu funcionamento ou a retomar as atividades após uma adversidade. Um BCP considera tudo o que pode comprometer a empresa e o que ela pode fazer para prevenir ou solucionar.
Benefícios do plano de continuidade de negócios
Garantia da continuidade das atividades essenciais da empresa;
Preservação da qualidade dos serviços ou produtos;
Estabelecimento da confiança de clientes e parceiros;
Proteção da segurança, da saúde e do bem-estar das pessoas que trabalham ou se relacionam com a empresa;
Auxílio no cumprimento das leis, normas e contratos sobre a continuidade dos negócios da empresa.
Plano de recuperação de desastres (DRP)
Um plano de recuperação de desastres ou disaster recovery plan (DRP) mostra como a empresa pode voltar a usar os sistemas e a infraestrutura de TI depois de uma adversidade. Um DRP antecipa tudo o que pode dar errado com os computadores, as redes, os servidores e os dados e o que deve ser feito para consertar ou recuperar.
Benefícios do plano de recuperação de desastres
Redução dos danos causados pela perda ou corrupção dos dados e das informações da empresa;
Facilidade em retomar as atividades essenciais da empresa após um problema;
Proteção de dados e informações da empresa seguindo as normas e as boas práticas de gestão;
Fortalece a segurança e a resiliência dos sistemas e da infraestrutura de TI da empresa.
Diferença entre um BCP e um DRP
Um plano de continuidade de negócios (BCP) é mais completo do que um plano de recuperação de desastres (DRP) e tem planos para lidar com processos, ativos, pessoas e parceiros que podem ser afetados pelo problema.
A maior diferença entre os dois planos é que o BCP tem o objetivo de manter o negócio funcionando em caso de problemas curtos ou longos, enquanto o DRP visa consertar ou recuperar os sistemas de TI em caso de falhas ou desastres. Os dois planos devem estar juntos e combinados para deixar o negócio seguro e forte.
Nossa equipe está disponível para iniciarmos o BCP e DRP para sua empresa ganhar o protagonismo em segurança.
Vamos agendar um bate-papo?!?
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