top of page

Office 365: vamos explicar sobre Modelo de Responsabilidade Compartilhada.

“Por que preciso fazer o backup do Microsoft 365 Exchange Online, SharePoint Online, OneDrive for Business e Microsoft Teams?”


O que é o modelo de responsabilidade compartilhada?


Antes de começar, vamos primeiro definir o modelo. O modelo de responsabilidade compartilhada é uma estrutura que ajuda você a compreender quais componentes e tarefas são de sua responsabilidade em um ambiente de TI. Portanto, o modelo existe para ajudar você a estabelecer onde as suas responsabilidades terminam e onde começam as do provedor de serviços. Isso oferece uma compreensão melhor de quais tarefas e considerações você precisa priorizar.


Compreender as funções e responsabilidades


Especificamente no caso de ambientes de nuvem, há algumas funções que são do cliente e outras que são do provedor de nuvem. Diferentemente de um data center local, em que todas as responsabilidades provavelmente são do cliente, o ambiente de nuvem tem uma divisão de componentes, em que alguns são de sua responsabilidade, e outros, do provedor de nuvem. Para certos componentes, você terá toda a responsabilidade. Com outros, você não terá que se preocupar. Em alguns casos, haverá uma combinação de uma verdadeira responsabilidade compartilhada para um componente.   


A função da Microsoft no modelo


Conforme exploramos o modelo de responsabilidade compartilhada, fica bem claro que as principais responsabilidades da Microsoft em relação ao Microsoft 365 abrangem todas as tarefas vinculadas à infraestrutura do back-end. A responsabilidade da Microsoft é focada em fornecer resiliência na prestação de serviços, para que haja pouca ou nenhuma interrupção do serviço. A Microsoft assume a função de processadora dos dados no Microsoft 365.


A função do cliente no modelo


O cliente assume a função de proprietário dos dados no Microsoft 365. Todas as iniciativas e responsabilidades dele são para garantir que os dados estejam disponíveis e protegidos.


Como os clientes podem proteger seus dados e aplicações? A única forma garantida para um cliente ter certeza de que seus dados estão disponíveis é se certificar de ter um backup, armazenado separadamente da nuvem da Microsoft e que possa ser recuperado fácil e rapidamente e com um objetivo de tempo de recuperação aceitável.


Nesta postagem, você vai ver como vamos montar esse Modelo de Responsabilidade Compartilhada. Na metade superior do modelo, você verá a responsabilidade da Microsoft. Essas informações foram compiladas com base nas informações da documentação da Microsoft, caso você queira ver por conta própria.


Na metade inferior, vamos mostrar as responsabilidades que recaem sobre a empresa ou, mais especificamente, a organização de TI.



A divisão de responsabilidade com a proteção de dados contra perdas é aceita pelos clientes na assinatura do serviço Microsoft 365, conforme Contrato de Serviços Microsoft”, seção 6b:


Trabalhamos para manter os Serviços em funcionamento; entretanto, todos os serviços online sofrem interrupções e paradas ocasionais, e a Microsoft não é responsável por nenhuma interrupção ou perda que você possa sofrer em decorrência disso. Em caso de uma interrupção, você não poderá recuperar Seu Conteúdo nem os Dados que você tinha armazenado. Recomendamos que você faça backup regularmente do Seu Conteúdo e dos Dados armazenados nos Serviços ou que os armazene usando Aplicativos e Serviços de Terceiros.

 

Traremos mais detalhes nas próximas postagens.


Fonte: MICROSOFT / VEEAM.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page