Confira novas ferramentas de IA embarcadas em Copilot+ PCs, suporte aprimorado para Bluetooth de Baixo Consumo, Wi-Fi 7 e mais detalhes da versão 24H2 do Windows 11.
A Microsoft revelou, nesta terça-feira (1º), os detalhes da nova atualização 24H2 do Windows 11 incorporando tecnologias novas — ou que ainda não estavam presentes no sistema —, com forte destaque para as inovações de IA embarcada para os Copilot+ PCs e serviços Copilot, em geral. Uma das primeiras novidades é o, já aguardado, suporte ao novo padrão de redes Wi-Fi 7, disponível em diversos notebooks recentes, inclusive em muitos dos novos Copilot+ PCs com chipsets Snapdragon X e Intel Core Ultra 200.
Algumas melhorias apresentadas para o assistente de IA da Microsoft utilizam cargas de trabalho local, exigindo sistemas equipados com NPUs de 40 TOPs ou mais para serem executadas de forma ideal. Sendo assim, elas não são 100% compatíveis com IA PCs de primeira geração equipados com chips Intel Meteor Lake (de 10 TOPs) e AMD Hawk Point (de 16 TOPs). Por outro lado, o Microsoft Copilot padrão, que opera nos servidores da Microsoft, também irá receber uma série de novas funcionalidades, estas, sim, disponíveis para todos os usuários, com deploy variando conforme a região e chegando primeiro aos assinantes do serviço Copilot Pro. Microsoft Copilot Pro.
Novidades do Windows 11 24H2
Uma primeira melhoria do Windows 11 é o suporte ao padrão de rede Wi-Fi 7, cuja validação foi concluída em janeiro, mas que até então não estava operando em sua totalidade. Com o update, PCs com placas chipsets compatíveis já conseguem se beneficiar do novo sistema de modulação de sinal, e das larguras de banda maiores nas três faixas de frequência, de 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Outra novidade relevante é o ajuste na conectividade e eficiência de fones com Bluetooth LE (de baixo consumo). A Microsoft não apresentou os números exatos, mas afirmou que a melhoria aumenta a autonomia de notebooks conectados a dispositivos de som compatíveis com essa tecnologia.
O atalho WIN+C para abrir o Copilot será aposentado definitivamente na versão 24H2 do Windows 11. Originalmente ele abria a Cortana (RIP), foi atualizado recentemente para abrir o assistente de IA da Microsoft, e será descontinuado definitivamente a partir do próximo update. Isso porque o Copilot deixará de ser um ícone de widget fixo, e poderá ser reposicionado livremente na barra de tarefas, sendo preciso utilizar o atalho WIN+ “posição do Copilot na barra” para acessá-lo. Naturalmente, a tecla dedicada presente nos Copilot+ PCs continua funcionando normalmente, mesmo que o usuário remova o atalho do assistente da barra de tarefas.
Novas funcionalidades do Microsoft Copilot
A maioria dos serviços de IA generativa disponível, mesmo em programas pagos como o Adobe, ainda utilizam processamento em nuvem. Por não depender de limitações do hardware local, o avanço dessas tecnologias é relativamente mais rápido, e a Microsoft está trazendo uma série de novas funcionalidades para seus serviços do Copilot com operação web, inclusive no aplicativo para Android e iOS.
Copilot Voice:
A primeira delas é o sistema Copilot Voice, para utilizar o assistente de Inteligência Artificial apenas com comandos de voz. Além de facilitar buscas auxiliadas por IA, o Copilot Voice consegue interagir diretamente com o usuário para realizar brainstorms ativos com perguntas e respostas adaptadas, com rotinas de aprendizado diferentes para cada usuário. Será possível escolher entre quatro opções de voz para seu assistente personalizado, mas o serviço estará disponível, inicialmente, apenas em Inglês para a Austrália, Canada, Estados Unidos, Nova Zelândia, e Reino Unido.
Copilot Daily:
Outra novidade bastante promissora é o Copilot Daily, boletim diário de notícias e dicas personalizadas para ajudar a começar a rotina por dentro dos assuntos mais importantes do dia. Por conta dos sistemas de proteção de dados contra uso indevido para treinamento e violação de direitos autorais, a Microsoft está firmando parcerias com portais e veículos específicos para buscar as informações e alimentar o Copilot Daily, como Reuters e Hearts Magazine. Por essa razão, o serviço estará liberado neste primeiro momento apenas para Estados Unidos e Reino Unido, sem uma data específica para o início de operações no Brasil.
Discover Personalizado:
Os sistemas de “Discover” para distribuição de conteúdo de forma orgânica em smartphones e navegadores utiliza algoritmos baseados em métricas tanto por região, quanto por perfil de pesquisas nos buscadores, como Bing e Google. No entanto, caso o usuário permita a coleta e compartilhamento de seus dados em outros serviços da Microsoft, a empresa irá utilizar essas informações para otimizar ainda mais a entrega de notícias e outros conteúdos na aba de “Copilot Discover”. A ideia é maximizar a qualidade da sugestão de materiais de fato relevantes ou relacionados com tópicos de interesse de cada usuário, não necessariamente oferecendo textos e vídeos de jardinagem porque você comprou uma pá três meses atrás.
Programa Copilot Labs:
Similar ao programa Windows Insider, o Copilot Labs permite que os usuários testem e deem feedback sobre ferramentas de IA ainda em desenvolvimento, mas é preciso ser assinante do Copilot Pro para participar do novo programa. A partir das próximas semanas, duas novas ferramentas já estarão disponíveis para teste no Copilot Labs: o Copilot Vision e o sistema Think Deeper.
Um dos problemas do das ferramentas atuais de IA é a dificuldade de obter as respostas esperadas pela falta de contexto durante a interação. Dependendo de quão específico e eficiente for o prompt de entrada, até é possível treinar seu assistente de IA para entregar materiais mais próximos do desejado, mas ainda assim é preciso utilizá-lo com muita frequência para o treinamento ser efetivo. Ao permitir ativamente que o Copilot “leia” conteúdo exibido no Microsoft Edge, o Copilot Vision minimiza a falta de contexto, e ainda consegue interagir melhor com as fontes utilizadas.
Contudo, por questões de segurança e privacidade, algumas restrições se aplicam ao serviço. A primeira delas é que as abas utilizadas precisam ser de sites com os quais a Microsoft já firmou contrato de colaboração. Além disso, os conteúdos não podem ser protegidos por PayWall nem conter materiais sensíveis, como conteúdo adulto ou violento. Vale reforçar que todas as ferramentas de cessão ou compartilhamento de dados com o Copilot precisam ser autorizadas manualmente e vêm desativadas por padrão. Além disso, o Copilot Vision não armazena o conteúdo de nenhuma interação, e depura os dados da interação após fechar a aba do Edge.
Já o Think Deeper, é um modo de rodar perguntas e criar conteúdo de IA generativa que demora mais tempo para responder, mas também utiliza mais níveis de inferência. Com isso, o Copilot consegue resolver problemas mais complexos, como equações matemáticas avançadas, além de entregar respostas com passo-a-passo e descrições mais detalhadas, além de checagem de dados mais profunda, novamente, apenas em fontes públicas ou de sites parceiros. A primeira versão do Copilot Vision estará disponível apenas nos EUA, enquanto o Think Deeper será acessível também para Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.
Novidades de IA para Copilot + PCs
As ferramentas locais de IA estão em processo constante e acelerado de desenvolvimento, mas até então eram voltadas quase que exclusivamente para otimização de processos e sub-rotinas de processamento, com poucas aplicações práticas. Como a nova versão do Windows 11 está sendo lançada, justamente, com foco em ampliar a usabilidade dos Copilot+ PCs, ela acompanha algumas ferramentas para aproveitar os novos processadores com NPUs com mais de 40 TOPs.
Busca do Windows Aprimorada:
Uma primeira ferramenta do Windows a receber integração mais profunda com tarefas de IA é o sistema de busca de arquivos do Windows 11. Para donos de Copilot+ PCs, não será mais necessário lembrar o nome, pasta específica, data ou sequer se preocupar com erros de digitação ao buscar por arquivos. Basta descrever aproximadamente o conteúdo da foto ou vídeo desejado na barra do File Explorer - ou na barra de tarefas -, que o Windows irá buscar todos os materiais com conteúdos relacionados em seus discos, e até no OneDrive. Em outras palavras, procurar por “festa de aniversário” irá retornar todos os arquivos relacionados ao tema.
Super resolução em fotos:
Outra novidade exclusiva dos Copilot+ PCs com Windows 11 é a capacidade de melhorar a resolução de fotos antigas utilizando IA generativa, sem precisar assinar licenças de programas profissionais de edição de imagens. Com uma simples barra de ajustes, será possível aumentar a resolução de uma foto antiga para até 4K no próprio aplicativo do Windows Photos em poucos segundos e totalmente de graça.
Para garantir a confiabilidade da plataforma, todas as revisões de segurança do Windows Recall são auditadas tanto por entidades internas quanto por empresas externas especializadas em segurança da informação. Com isso, garante-se que a ferramenta não viola termos de privacidade ou faz uso de informações sensíveis, ou protegidas por propriedade intelectual, fora dos termos estabelecidos. Sendo assim, quaisquer materiais protegidos podem ser utilizados internamente, mas não alimentam os modelos gerais de treinamento de ferramentas. Por conta do nível de complexidade das operações, o Windows Recall opera, exclusivamente, em Copilot+ PCs.
FONTE: TECHTUDO
Comments