top of page

Infraestrutura de TI: O que é e qual a sua importância



Vivemos em um mundo onde a utilização de aplicativos se tornou uma constante. Desde atividades simples do dia a dia, como concorrer a um brinde em um supermercado, até complexos processos industriais, todos são sustentados por uma rede de aplicativos. Uma questão que surge, porém, é como suportar essa demanda crescente. A resposta está na infraestrutura de TI. 

O que é uma infraestrutura de TI 

A infraestrutura de TI é o alicerce de qualquer aplicação. Ela é o que possibilita o funcionamento, seja em ambientes domésticos, na nuvem, híbridos ou legados. A cada dia, novos apps e demandas surgem, exigindo uma infraestrutura robusta para suportar toda essa agilidade de entrega de negócios. 

A infraestrutura de TI, entretanto, é um conceito amplo. Vai desde a entrega de conectividade em nossas casas até a utilização de uma variedade de equipamentos e soluções. Inclui hardwares como switches, roteadores, Wi-Fi, Firewalls, até mesmo o DNS, que é fundamental para o funcionamento da internet. 

“Quando um usuário digita no browser um site, como o IT Show, ele é direcionado para um serviço que traduz isso para um endereço IP, garantindo a conectividade. Portanto, a infraestrutura é necessária e obrigatória para que façamos uso da tecnologia hoje em dia.” (André Rocha – CISO na Braskem)


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page