top of page

Boas Práticas na Internet.


A Internet está presente no dia a dia da sociedade. Seu uso permite uma infinidade de ações, como conversar com amigos, acessar sites de notícias, comprar produtos e serviços, realizar operações bancárias, enviar e-mails, entre outras.

Para utilizá-la de forma segura, é preciso atentar-se às boas práticas, a fim de evitar riscos e prejuízos, bem como manter a privacidade.


A seguir, serão listadas quatro recomendações de segurança na Internet:


1 - SENHAS

Para acessar diversos aplicativos, e-mails, contas, redes sociais, é preciso de uma senha. Por meio da senha, é possível verificar a identidade do usuário e proteger o acesso a esses serviços. Assim, quanto mais segura for uma senha, menores serão os riscos.

Uma senha boa e forte é aquela que combina diferentes tipos de caracteres (números, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos - @ # $ *) e possui um tamanho adequado, isto é, mais que 8 caracteres.

Além disso, deve-se evitar: a) repetições e sequências, como "1234"; b) datas, nome, número de documentos pessoais, número de telefone; e c) utilização das palavras “senha” ou “password”.

Lembre-se, não utilize uma única senha de acesso à sua conta de banco, redes sociais ou outros serviços. Estabeleça senhas variadas para cada tipo de operação.


2 - E-MAIL

O e-mail ou endereço eletrônico é uma das formas de comunicação mais utilizadas na Internet, principalmente pelas empresas. Os usuários devem ficar atentos aos seguintes cuidados:

- Não abrir e-mails de desconhecidos e falsos.

- Utilizar o e-mail institucional apenas para fins profissionais.

- Se precisar acessar o e-mail em computadores disponíveis para outras pessoas, realizar o logout e, se for possível, apagar todas as informações para não haver possibilidade de uso indevido as informações.

- Quando for enviar um e-mail para vários destinatários, envie em Cópia Oculta (Cco ou Bcc), para que seu endereço eletrônico não vá parar em mãos erradas.


3 - REDES SOCIAIS

Desde que começaram a se popularizar, as redes sociais são utilizadas por diversas pessoas, tanto para fins pessoais como profissionais. Qualquer interação ou manifestação, deixa rastro dos usuários.

O CERT.br publicou diversas orientações para usar as redes sociais com segurança, conforme a seguir:


  • Pense bem antes de postar – Nas redes sociais as informações se propagam rapidamente e, depois que algo é divulgado, dificilmente pode ser apagado ou controlado. Lembre-se: uma vez postado, sempre postado.

  • Seja seletivo ao aceitar seguidores – Quanto maior sua rede, maior a exposição de seus dados, postagens e lista de contatos. Isso aumenta o risco de abuso dessas informações. Configure sua conta como privada, quando possível, e verifique a identidade da pessoa antes de aceitá-la em sua rede.

  • Proteja o acesso à sua conta – Crie senhas fortes e ative a verificação em duas etapas; ative alertas e notificações de tentativas de acesso em suas contas, redobrando a atenção com contas que dão acesso a outras; se alguma conta sua foi invadida: troque a senha e siga os procedimentos para recuperação do acesso, se necessário.

  • Cuidado com aplicativos de terceiros – Apps de jogos, testes de personalidade e edição de imagens podem capturar suas informações pessoais, fotos, histórico de navegação e lista de contatos para usos diversos e abusivos. Pense bem antes de dar acessos e leia os termos de uso e privacidade.

  • Ajuste as configurações de segurança e privacidade das plataformas – elas ajudam a definir quais informações são compartilhadas sobre você e como seus dados são tratados. Configure suas redes sociais de forma que se sinta confortável, procurando o equilíbrio entre exposição, segurança e privacidade.

  • Cuidado com o que curte ou compartilha – Suas interações sociais, como curtidas e compartilhamentos, dizem muito sobre você, pois demonstram seu apoio àquele conteúdo. Se o conteúdo for indevido, isso pode gerar consequências, inclusive judiciais.

  • Respeite a privacidade alheia – Evite falar sobre as ações, hábitos e rotina de outras pessoas – pense como elas se sentiriam se aquilo se tornasse público. Peça também autorização antes de postar imagens em que outros apareçam ou de compartilhar postagens alheias


4 - BACKUP


O backup é uma cópia de segurança dos seus dados presentes em um dispositivo de armazenamento (celulares, computadores) ou sistema (aplicativos) para outro ambiente.

O objetivo é restaurar os dados originais em caso de perda ou acidente, como um ataque cibernético; bem como centralizar as informações.

A cópia dessas informações deve ser feita em um local seguro. Assim, se optar por mídias físicas, como CD ou HD externo, faça o armazenamento em um local que evite o acesso de pessoas não autorizadas. Caso o backup seja realizado em nuvens, escolha programas seguros e de fácil sincronização.

O Backup Cloud é a mais uma opção, sendo uma modalidade segura, estável e acessibilidade na recuperação muito rápida, dependendo apenas de um link de internet com banda disponível e estável.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page