Após identificar as ameaças e os riscos, será necessário identificar que processos da empresa são importantes para sua sobrevivência.
O resultado da análise mostrará os processos de negócio e as áreas computacionais relacionadas ao negócio que são críticas para o funcionamento da empresa. Para tal análise, o procedimento recomendado é a realização de entrevistas com as pessoas das áreas de negócios da empresa.
A partir dos dados coletados, no caso da ocorrência de algum problema levantado na análise de riscos, efetua-se uma pontuação, que varia conforme a duração desse problema.
Ao final das entrevistas, será possível levantar as áreas que são realmente críticas. Tais áreas são essenciais, uma vez que sustentam o funcionamento da empresa.
Vamos ver que informações podemos obter nessas entrevistas?
Algumas informações a serem obtidas nas entrevistas com as pessoas das áreas de negócios da empresa são:
Qual a importância e a criticidade do processo para a organização?
Como está organizado o processo de negócio (subprocessos, atividades e outros)?
Qual o tempo de autonomia do processo?
Qual o relacionamento com outros processos (entrada e saída)?
Que itens de TI a unidade de negócio necessita para sobreviver?
A partir do tempo de autonomia do processo, podemos definir quais serão os prejuízos (monetários e outros) em relação a determinada fração de tempo – se não exatamente, pelo menos de modo estimado.
Obter essa relação de prejuízos e fração de tempo (principalmente, para processos críticos) é muito importante para o procedimento.
O BIA gera uma série de benefícios, conheça algumas deles agora!
O resultado da análise nos mostrará quais os processos de negócio e quais os recursos computacionais relacionados a esses negócios são críticos para o funcionamento da empresa.
O resultado da análise indicará a ordem de restauração dos processos afetados, mensurando o valor da parada do processo, em função da perda que o negócio da empresa irá sofrer.
Após realizarmos o BIA, será possível traçar gráficos de tempo versus dinheiro (perdas financeiras). Tais gráficos são de grande importância para justificar o investimento no desenvolvimento do BCP à alta direção da empresa, bem como para a elaboração de um Plano de Continuidade Operacional.
A CFR SOLUÇÕES facilitará o desenvolvimento do BIA para sua empresa.
Achou interessante? Imagine em funcionamento em sua empresa.
Vamos agendar um bate-papo?!?
(11) 5623-3187
Comentários