top of page

A Importância do backup do Microsoft 365


É comum que Provedores de Serviços de TI e MSPs (Managed Service Providers) se deparem com a pergunta: “Por que devo realizar o backup dos meus dados no Microsoft 365? Afinal, já que estão na nuvem, a Microsoft não cuida disso automaticamente? ”


No entanto, não é bem assim. Embora a Microsoft adote boas práticas para gerenciar aspectos cruciais como segurança física e de TI, controles de aplicativos, infraestrutura de hospedagem, redundância geográfica, entre outros serviços de SaaS, o componente mais vital, ou seja, os dados armazenados na nuvem, permanece sob responsabilidade da organização.


A divisão de responsabilidade com a proteção de dados contra perdas é aceita pelos clientes na assinatura do serviço Microsoft 365, conforme Contrato de Serviços Microsoft”, seção 6b:


Trabalhamos para manter os Serviços em funcionamento; entretanto, todos os serviços online sofrem interrupções e paradas ocasionais, e a Microsoft não é responsável por nenhuma interrupção ou perda que você possa sofrer em decorrência disso. Em caso de uma interrupção, você não poderá recuperar Seu Conteúdo nem os Dados que você tinha armazenado. Recomendamos que você faça backup regularmente do Seu Conteúdo e dos Dados armazenados nos Serviços ou que os armazene usando Aplicativos e Serviços de Terceiros.


Sabendo que a recomendação da Microsoft para a proteção de dados contra perdas é de responsabilidade da sua organização, precisamos entender também quais são os principais riscos de perdas.

 

Veja no infográfico a divisão de responsabilidades de Provedores e Usuários SaaS:



Principais vulnerabilidades de perda de dados do Microsoft 365


A perda de dados em aplicações SaaS, como o Microsoft 365, é mais comum do que muitos gestores de TI imaginam. De acordo com o relatório do ESG (Enterprise Strategy Group), 53% das organizações sofreram perda, violação ou corrupção de dados nos últimos 12 meses.


Imperícia e exclusão acidental


A exclusão ou edição acidental de arquivos, pastas, bibliotecas, pode ser catastrófica. Com uma solução de backup, você pode recuperar rapidamente os dados perdidos e manter a continuidade dos negócios. Alguns usuários podem pensar que a lixeira já é suficiente para recuperar os arquivos, mas como o tempo de retenção é baixo dos serviços SaaS, pode ser tarde até se perceber a falta dos arquivos.


Política de retenção obscuras


As políticas de retenção da Microsoft podem ser complexas de compreender e implementar corretamente pelos administradores de TI, deixando os dados da organização em risco de perda com períodos curtos de retenção.


Ameaças externas à segurança dos dados


Malwares e Ransomwares podem causar violações significativas aos dados e à reputação da sua organização. Backups regulares garantem que uma cópia dos dados em ambiente isolado, em outra nuvem, permitam a recuperação em caso de incidentes externos.


Desde 2022 os cibercriminosos estão também visando os dados e aplicações que as organizações armazenam na cloud e estes ataques são denominados como “ransomcloud”.


Ameaças internas à segurança dos dados


A solução Microsoft 365 não tem como distinguir atividades maliciosas de funcionários mal-intencionados, com o objetivo de excluir dados, alterar permissões de usuários, eliminar logs e evidências de acessos. Além disso, funcionários demitidos que não tenham seus acessos interrompidos podem ser fontes de vazamento de dados ou exclusões criminosas.


Conformidade


À medida que as empresas em todo o mundo adotam o Microsoft 365, torna-se imprescindível para a TI destas organizações demonstrar a capacidade de restauração confiável dos dados, garantindo a integridade e disponibilidade dos dados quando solicitado.


Proteja seus dados do Microsoft 365 em uma Nuvem Confiável


Plataforma CFR BACKUP CLOUD pode ajudar os Provedores de Serviços de TI e MSPs no armazenamento seguro, simples e confiável dos dados de backup do Microsoft 365 (antigo Office 365), onde quiser, seja na nuvem privada com data centers Tier III da Datasafer no Brasil, backup local em storage no cliente ou em nuvens públicas como Amazon S3, Azure Blob, Google Cloud Platform e outras.


Quando o backup dos seus dados na nuvem é feito com a CFR BACKUP CLOUD, você contará com as mais recentes tecnologias de proteção de dados; como criptografia de dados AES de 256 bits, autenticação de dois fatores, política de retenção de dados, relatórios de auditoria, etc., garantindo uma recuperação completa contra qualquer desastre do Microsoft 365.

6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page